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Jóias que emocionam

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Com forte influência do barroco, as peças criadas pela família Buccellati são únicas e artesanais 

Barroco, segundo o dicionário Houaiss de língua portuguesa, é um “movimento artístico nascido em Roma, em 1600, que atingiu a pintura, a escultura, a arquitetura e as artes decorativas. Suas características básicas são o dinamismo do movimento com o triunfo da linha curva e a busca da captação das reações emocionais”. Talvez seja por isso que a palavra barroco está tão associada à grife de jóias italiana Buccellati: porque com o trabalho artesanal do ouro, da prata e das pedras, ela consegue emocionar quem olha para essas verdadeiras obras de arte.

Jóias Buccellati
Jóias Buccellati

A grife teria nascido em Milão, em 1750, quando Contardo Buccellati abriu uma boutique para vender pratarias e jóias de tirar o fôlego, funções para a qual se volta até os dias de hoje. O nome Buccellati, que chegaria em 1919 graças a Mario, filho de Contardo, veio dar à grife a aura que ela preserva até hoje: a de uma empresa pequena, familiar e artesanal. As peças apresentadas pela Buccellati se tornaram conhecidas já na década de 1920 e eram consumidas por reis, rainhas e líderes de opinião da época. Com o tempo, a família abriu boutiques em outras cidades da Itália e também nos Estados Unidos (inicialmente em Nova Iorque e Palm Beach).

Jóias Buccellati
Jóias Buccellati

Com os segredos sendo passados de geração em geração, eles chegariam na metade do século passado a Gianmaria, filho de Mario, que continuaria a tradição de família expandindo os negócios para Paris, Veneza, Tóquio, Los Angeles, Moscou, Aspen e Londres, onde ele abriu uma boutique no refinado Brown’s Hotel, no bairro fashion de Mayfair. Mas não se pode parar no tempo e, atualmente, Gianmaria já divide seus conhecimentos com os filhos Andrea, Gino e Cristina. Andrea o acompanha de perto, tendo herdado os dons criativos e administrativos do pai, analisando junto com ele todo o processo artesanal de feitio das peças. Gino cuida da fabricação de prataria e Maria Cristina é responsável pelo marketing e pela comunicação da marca. A mulher de Gianmaria, Rosi, se ocupa do aspecto comercial e da gestão das lojas.

Relógio Buccellati
Relógio Buccellati

A presença tão forte da família faz com que a produção seja realmente personalizada: Gianmaria e Mario desenham a jóia e acompanham o artesão na produção do protótipo em metal e da peça final. E em tempos de grandes conglomerados de luxo, eles não pensam em vender a grife? Sempre que perguntado a respeito, Gianmaria responde: “O que parece uma boa ideia para o faturamento, pode não ser uma boa ideia para a imagem, afinal, não podemos entregar resultados em curto prazo para acionistas”. Isso porque a elegância discreta presente nas peças Buccellati é simplesmente um reflexo do modo de vida de seus donos. E a pressa aqui não tem vez.

Anel Buccellati
Anel Buccellati

De suas criações, cerca de 70% são desenvolvidas em peças únicas encomendadas por clientes especiais, entre os quais está Imelda Marcos, ex-primeira dama das Filipinas, conhecida por sua paixão por sapatos. “As peças de alta joalheria são inteiramente feitas a mão e levam meses para ficar prontas. O colar Millennium, por exemplo, levou três anos para ser concluído”, completa Gianmaria. Não à toa, as peças têm preços nas alturas: para um anel, os valores começam em US$ 16 mil e para um bracelete, a média é de US$ 160 mil.

Por Estela Marchesini

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